Conheça a evolução dos revestimentos de piso ao longo da história

Hoje em dia, temos inúmeros revestimentos de piso para escolher. A variedade de materiais, cores, padrões e texturas é enorme e cada uma conta com características únicas. Assim, seja em ambientes residenciais ou corporativos, você pode escolher o que melhor se encaixa à sua decoração. Mas quando e como surgiram tantas opções assim? A história de cada uma é diferente e muito interessante! Por isso, a Unifloor vai te contar a origem de 4 revestimentos de piso muito populares: carpetes, madeira, cerâmica e cortiça.

tipos-de-pisos

Carpetes e tapetes

O tapete mais antigo que conhecemos foi encontrado na Sibéria, com 2.500 anos de fabricação! Desde os tempos antigos, tribos nômades trançavam a lã de cabras e carneiros e confeccionavam o material como abrigo, por causa do clima severo de algumas regiões. O famoso navegador Marco Polo conheceu o produto durante uma de suas viagens e o trouxe para o Ocidente. A partir daí, os tapetes e carpetes ganharam cada vez mais popularidade. Antes, eram fabricados através de teares manuais, até que Jacquard criou um sistema de teares mecânicos para substituir o antigo método. Esse equipamento foi amplamente utilizado até a década de 50, quando o processo tornou-se industrializado, através do sistema de Tufting, em vigor até hoje. Atualmente, carpetes e tapetes são peças fundamentais na decoração e desempenham funções importantíssimas, como a diminuição do impacto e absorção de sons.

Madeira

É muito difícil determinar o período exato em que o homem começou a utilizar a madeira, mas as primeiras ocorrências de que temos conhecimento aconteceram ainda na Pré-história. Desde então, o material se tornou um dos mais utilizados na arquitetura, principalmente em lugares onde existiam muitas florestas e bosques. Versátil e abundante (por enquanto), a madeira era utilizada para construir tudo, desde vigas e estruturas até paredes, tetos e pisos. Os vikings da Noruega, por exemplo, utilizavam a madeira para construir seus barcos e casas inteiras, já que ela é um isolante térmico. Hoje, os revestimentos de piso feitos com madeira são populares no mundo inteiro, com uma variedade considerável de cores e padrões que combinam com muitos estilos diferentes de decoração.

Cerâmica

A cerâmica é um material milenar que data do Período Neolítico, em 25 mil AC! Seu nome vem da palavra grega “kéramos”, que significa terra queimada ou argila queimada. Em escavações arqueológicas, o material foi encontrado em muitas partes do mundo, como República Tcheca, Japão e Brasil. Antes matéria-prima para vasos e recipientes do tipo, começou a ser utilizada como revestimento pelos árabes. A palavra azulejo vem do termo “azuleicha”, que significa pedra polida. Foi difundida na Península Ibérica e de lá, para toda a Europa. Em Portugal, a cerâmica possui enorme importância cultural, afinal, quem nunca ouviu falar dos famosos azulejos portugueses? Essa tradição foi passada para nós brasileiros. Por aqui, os pisos e revestimentos de cerâmica são amplamente utilizados, principalmente em áreas como cozinhas e banheiros.

Cortiça

A cortiça também é um material muito antigo. Sabe-se que egípcios, gregos e romanos já a utilizavam para inúmeras funções, como embarcações, redes de pesca e outros utensílios domésticos. Em 1680, começou a ser utilizada para a fabricação de rolhas, que atualmente representam 70% do uso industrial. Material extremamente versátil, é produzida a partir da casca do sobreiro e passa por diversas etapas até a sua aplicação final. A cortiça tem como características isolamento térmico e acústico, elasticidade, alta absorção de choques e resistência ao fogo, água e apodrecimento. Tudo isso faz com que ela seja muito procurada para revestimentos de piso, tanto para ambientes residenciais quanto corporativos.

Conhecer a história de cada material é sempre muito interessante, bem como suas características próprias. O mais legal não é discutir qual deles é melhor, mas sim a variedade de cores, texturas, designs, padrões e aplicabilidades. Com tantas opções assim, é certo que você vai encontrar o revestimento de piso ideal para o seu ambiente.

5-dicas-unifloor

5 Dicas de Conservação e Manutenção dos carpetes em placa de sua empresa.

Saiba como cuidar do carpete em placas utilizado em ambientes corporativos.