Dicas e normas para iluminação em escritórios

A iluminação vem compor os projetos de arquitetura corporativa e, quando pensada de forma específica para esses ambientes, desempenha papel importante no aumento da produtividade dos colaboradores. Por isso, confira agora mesmo o artigo da Unifloor com as principais dicas e normas para iluminação em escritórios.

iluminacao-em-escritorios

Iluminação geral

A iluminação geral do local de trabalho deve conter entre 300 e 500 lúmens, isso sobre os planos de trabalho. Nas áreas de circulação pode ser instalada iluminação com níveis mais baixos.

Lembrando que a potência de uma lâmpada não indica a luminosidade, por isso indicamos a medida em lúmens, que se refere à luz que chega ao local. As lâmpadas de LED, geralmente, apresentam-se como mais eficientes e econômicas, além de possuir uma média de 80 lúmens por watt (equivale a uma incandescente de 100W).

Iluminação direta

O fluxo de iluminação direta é dirigido totalmente sobre a superfície específica nos ambientes corporativos para evitar que haja grandes absorções pelo teto e pelas paredes, ou, ainda, utilizado para dar destaque a algum local ou espaço, e, principalmente, nas outras áreas que usam a luz mais direcionada e precisa para concentração.

Iluminação indireta

Neste tipo de iluminação todo foco de luz é direcionado para o teto, não é utilizada para iluminar, mas sim como uma luz de ambientação. A luz direcionada no teto é absorvida antes de ser refletida, e só depois que ela é refletida de forma uniforme, ilumina os outros cantos do ambiente. Geralmente nos setores sociais da empresa como as salas de espera, recepção e ambientes de convívio, recomendamos a iluminação indireta de temperatura de cor mais quente.

Iluminação semidireta

Na iluminação semidireta 60 a 90% do fluxo é dirigido para iluminar a superfície. As lâmpadas, no entanto, são dispostas de forma a minimizar as áreas de sombra, valorizando ainda mais o seu projeto ao utilizá-la em ambientes de leitura, por exemplo.

Iluminação semi-indireta

Cerca de 60 a 90% do fluxo é dirigido para o teto, igual acontece na iluminação indireta, só que com a função de iluminar e proporcionar ao escritório uma luz mais agradável. A desvantagem é que ocorrem elevadas perdas devido à absorção no teto e paredes.

Pontos de iluminação e foco

Com relação ao posicionamento, é aconselhável utilizar luminárias de mesa, com luz de nível baixo, para que não seja projetada nenhuma luz sobre o monitor. Além disso, é interessante prestar atenção com relação à disposição dos móveis, colaboradores e atividades desempenhadas no local.

Para evidenciar o projeto de carpetes, é recomendável instalar spots com LED sob o teto com pequenas peças que direcionem o foco da luz, sendo possível, também, a opção de cores para compor o ambiente.

Normas da iluminação geral

A NBR 8995-1 aponta os principais parâmetros para criar condições visuais confortáveis a fim de criar um balanço razoável com a utilização de soluções energeticamente eficientes, e também especifica todos os requisitos de iluminação em escritórios.

Um projeto de iluminação deve atender a todos os requisitos aqui abordados, pois além de colaborar com a produtividade dos colaboradores, cria um local de trabalho harmônico, confortável e aconchegante.

A iluminação ideal também pode evidenciar os carpetes do seu projeto corporativo e aumentar a produtividade e conforto dos seus funcionários. Para compor o seu projeto de carpetes, conte sempre com a Unifloor!