NeuroArquitetura corporativa – Como trazer novos estímulos em projetos corporativos

Segundo o estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil supera a média mundial nos casos de depressão e ansiedade da América Latina, sendo esses casos diretamente ligados aos espaços corporativos, onde passamos a maior parte do tempo. Para você entender como trazer novos estímulos em projetos de arquitetura corporativa, leia o artigo completo da Unifloor sobre NeuroArquitetura corporativa.

neuro-arquitetura-corporativa

Você sabe o que é NeuroArquitetura Corporativa?

Na NeuroArquitetura Corporativa, os espaços físicos e a disposição dos elementos de design do escritório colaboram para diminuir as incidências de casos de ansiedade e depressão, podendo até melhorar a produtividade dos colaboradores. A NeuroArquitetura corporativa é uma ferramenta para aplicar em seu ambiente de trabalho visando a criação de espaços inteligentes, onde deve ser levado em conta os principais aspectos para estimular a troca e aumentar a produtividade de seus colaboradores:

Iluminação Natural

Nós temos um relógio biológico que precisa perceber os períodos de manhã, tarde e noite, principalmente, quando começa a anoitecer, período em que produzimos importantes hormônios relacionados ao sono. Ficar o dia todo na iluminação artificial faz com que não percebamos a hora passar, o que diminui a qualidade do sono e aumenta os casos de ansiedade. Por isso, recomendamos o uso de iluminação natural sempre que possível nos ambientes corporativos.

Iluminação Artificial

Sobre a iluminação artificial, claro que sempre tentamos priorizar a iluminação natural, mas nem sempre isso é possível, principalmente quando se trata de empresas de tecnologia ou com grande tráfego de pessoas. Nos ambientes corporativos, dê preferência às lâmpadas amarelas, que trazem sensação de aconchego e tranquilidade. Já as lâmpadas frias, geralmente as brancas, induzem sentimentos ruins quando aplicadas em excesso.

Acústica

Um importante elemento na composição do design são os carpetes: capazes de absorver sons com a mesma eficiência dos outros materiais feitos especialmente para tal finalidade. O nível de ruídos (medido em decibéis) tem influência direta no ambiente e, com a instalação de carpetes em escritórios, o nível de conforto fica ideal, entre 60 a 65db, aumentando o humor e produtividade dos colaboradores.

Olfato

Existem alguns procedimentos que podem ser criados para evitar odores muito fortes, tornando o cheiro do local o mais neutro possível. Os carpetes têm função importante para neutralizar e aumentar a qualidade do ar de ambientes corporativos, principalmente quando se trata dos carpetes da Unifloor, que são certificados pela CRI (Carpet and Rugs Institute), dos Estados Unidos, devido à baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC’s).

Privacidade

Estudos indicam que o diâmetro mínimo aceitável para o espaço individual de trabalho é de 1,20, e pensando na arquitetura corporativa, é interessante disponibilizar locais privativos para reuniões, conferências, e até locais para descontração ou para ligações particulares.

Interação

Em muitos projetos de arquitetura corporativa há espaços exclusivos para a descontração dos colaboradores, conhecidos como ambientes de descompressão ou colaborativos – são ambientes pensados de forma estratégica para estimular a movimentação e interação dos funcionários. Essa tendência contribui para melhorar a saúde, estimulando a oxigenação muscular e cerebral.  

A Unifloor é a empresa especializada na instalação de carpetes para ambientes corporativos. Entre em contato agora mesmo e realize o seu projeto corporativo conosco!