Entrevista com Marcus Tezzin

Está na hora de dar uma cara nova para o seu ambiente corporativo?

Se você sente que é preciso dar uma repaginada no seu espaço de trabalho, mas precisa que a obra seja rápida e com investimento acessível, reunimos dicas importantes do arquiteto Marcus Tezzin, para uma reforma prática que envolva a instalação de pisos vinílicos, carpetes, rodapés e persianas.

Segundo o arquiteto, a primeira coisa que temos que analisar é: Qual será o uso deste espaço?
A partir daí, o profissional poderá lhe especificar o melhor material para este determinado uso.
Vamos usar como exemplo um escritório, que tem áreas de recepção, reunião, staff e copa.

RECEPÇÃO

A recepção é um local onde recebemos desde funcionários, clientes, portadores, etc. Sendo assim, muitas pessoas circulam por ali, podendo vir da rua com os pés molhados ou sujos, por exemplo.

O ideal para essa área é usarmos um piso vinílico + rodapé de poliestireno, ambos resistentes à água. Além do vinílico ser elegante e ter cores amadeiradas e que imitam cimento queimado, ele terá uma durabilidade maior que um carpete, por exemplo, além da limpeza desse material ser mais fácil.

REUNIÃO

Nas salas de reunião já temos outro uso, com um tráfego menor de pessoas, e precisamos de um conforto acústico melhor, por isso é especificado o carpete de polipropileno ou nylon.

Sobre este tipo de revestimento, temos diversos fatores positivos, como a grande quantidade de modelos, cores, alturas de fio, sua reposição ou troca é muito fácil e sem esquecer a questão acústica.

Uma das grandes vantagens é que você consegue instalar o carpete sem precisar retirar móveis do lugar. Também pode instalá-lo sobre uma cerâmica, porcelanato ou diretamente no contrapiso, desde que a área esteja uniforme.

Também na sala de reunião, podemos optar por persianas do tipo blackout, ideal para termos um ambiente com menos luminosidade para apresentações no projetor, por exemplo.

STAFF

Nessa área também precisamos de um piso de fácil troca e que seja durável, por conta das cadeiras. Apesar de existirem rodízios para piso “duro”, é indicado o carpete para essas áreas. Todos os fatores positivos já mencionados para a sala de reunião também servem para o ambiente de staff.

Sem contar que o carpete é essencial para uma área onde temos piso elevado, facilitando a retirada de placas para acesso à infraestrutura sob o piso.

COPA

Na copa temos um ponto importante, que é a possibilidade de derramarmos, por exemplo, de um copo de água no piso. Por isso também é sugerido nesse ambiente o vinílico + rodapé em poliestireno.

Estes dois materiais vão facilitar a limpeza mais pesada e terão uma excelente durabilidade. Nesse caso, ele pode substituir um porcelanato ou cerâmica.

Esse foi um breve resumo do arquiteto Marcus Tezzin. Ele ressalta que os materiais de instalação devem ser de acordo com o especificado pelo fabricante e a mão de obra deve ser especializada.

E para esses requisitos, você pode contar com a equipe da Unifloor.

Entre em contato conosco e conheça nossas linhas de carpetes, vinílicos, rodapés e persianas. Acesse: https://unifloor.com.br/contato/

*Colaboração de Marcus Tezzin: Arquiteto e Urbanista, Proprietário da Marcus Tezzin – Arquitetura e Gerenciamento de Obras

www.mtezzinarq.com