A importância dos certificados de qualidade e gestão ambiental para carpetes

As certificações ajudam a legitimar o produto que utilizamos e garantem um grande diferencial para a sua empresa. Isso acontece graças ao reconhecimento oficial da seriedade que você dá à sustentabilidade. Numa sociedade que, cada vez mais, se preocupa com o futuro, investimentos em ações benéficas ao meio-ambiente e alternativas para diminuir os efeitos negativos no planeta proporcionam credibilidade e respeito.

 

unifloor-certificados-carpetes
Cada tipo de produto, serviço e, até mesmo, modelos e sites possuem certificações que se enquadram melhor no seu ramo de trabalho e necessidades. Quanto aos carpetes, por exemplo, algumas das mais importantes e buscadas pelas empresas são:

1. ISO 9001

O ISO (International Organization for Standardization) é uma organização que busca desenvolver normas de gestão de qualidade que sirvam para o mundo todo. A versão brasileira da ISO 9001 é conhecida como ABNT NBR ISO 9001.

A norma ISO 9001 tem como principais objetivos atender aos requisitos do consumidor, garantir a satisfação do mesmo, assegurando melhorias no produto, e medir e avaliar os resultados do desempenho e eficácia do processo. Essas são as principais metas de um Sistema de Gestão de Qualidade, com desenvolvimento e implementação específicos para cada tipo de organização.
Ao demonstrar interesse neste tipo de certificação, sua empresa estará comprando um produto diferenciado.

• Melhor desempenho do produto
• Garante satisfação do cliente
• Reduz custos, já que a produtividade é maior
• Melhora a imagem da empresa
• Aumenta as oportunidades de mercado

2. ISO 14001

O ISO 14001, nomeado no Brasil como ABNT NBR ISO 14000, especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite que uma empresa pratique politicas sustentáveis. Nesta norma, são avaliados os aspectos ambientais que sua empresa pode influenciar e controlar.

Sistema de gestão ambiental é um processo que busca prevenir qualquer problema de caráter ambiental, como poluição do ar, água, sonora e visual, energia, matérias primas e fauna e flora associadas às empresas.
Com o principal objetivo de respeitar e controlar os riscos ambientais, alguns dos benefícios que o Sistema de Gestão Ambiental oferece são:

• Redução de riscos de acidentes
• Aumento da qualidade do produto
• Melhora da imagem da empresa
• Melhora dos processos de produção

Vale ressaltar que cada tipo de organização deve seguir a documentação a ela designada.

3. CRI Green Label Plus

O programa Green Label Plus simboliza o compromisso do setor de carpetes com um ambiente melhor para se viver, trabalhar e aprender. Green Label e Green Label Plus são certificações que garantem que os clientes estão comprando tapetes, carpetes e almofadas com menor emissão de orgânicos voláteis (VOC´s).

UL
testa tapete, almofada e carpetes usando tecnologias avançadas, como a dinâmica câmara ambiental. A metodologia de teste foi desenvolvida em cooperação com a EPA dos EUA (United States Environmental Protection Agency), adaptada pela sociedade americana para testes e materiais (ASTM), como o D5116 – guia padrão de pequena escala ambiental que determina a quantidade de emissão de materiais/produtos orgânicos internos.