Construção dos carpetes

Veja alguns dos métodos de estruturação dos carpetes.

Para qualquer designer e arquiteto, é importante compreender a construção dos produtos utilizados em seus projetos, e o carpete é um deles. Seja ele carpete em placas ou de placa única, sua estruturação pode afetar no desempenho de uma instalação especifica.
Os métodos de construção de carpetes incluem o acolchoamento, tecelagem, agulhagem e ligação.

Tufting (Acolchoamento)

Talvez um dos métodos mais utilizados, o acolchoamento conta com máquinas semelhantes a grandes máquinas de costura que usam muitas agulhas, presas a linhas que estão do outro lado do equipamento, oferecendo inúmeras possibilidades de padronização e design.

Weaving (Tecelagem)

Vale lembrar que existem muitos métodos de tecelagem, mas a base é igual para todos os processos. Basicamente, o carpete é formado pelo entrelaçamento dos fios.

Knitting (Confecção de malha)

Normalmente, a confecção de malhas é feita em uma máquina de tricô com mais de uma agulha. Neste caso, os fios são ligados a uma barra de guia, que os passa de um lado para o outro sobre as agulhas e, então, fixa os principais e trama os de apoio.

Needlepunching (Agulhagem)

Neste processo de construção de carpetes, inúmeras teias de fibras descontínuas são sobrepostas a fim de criar uma maior densidade e espessura. Então, ela é pregada ou costurada para mantê-las unidas e em uma espessura um razoável. Depois de costurado, o produto, nomeado como batedura, é passado por uma máquina com duas placas. A placa superior possui diversas linhas de arame com agulhas, enquanto a placa inferior contém muitos buracos.
As agulhas passam repetidamente pelo produto que então, sai costurado e com uma superfície padronizada.

Bonding (Ligação)

A ligação do carpete consiste na implantação dos fios diretamente em um polímero, geralmente PVC, que tem a função de mantê-lo fixado. Isso permite que os fios fiquem mais altos do que em outros processos, garantindo maior conforto e densidade. Este processo é muito utilizado, principalmente em carpete em placas ou módulos.