Coloração de carpetes

Descubra alguns dos métodos usados para colorir o carpete em placas.

A cor de um produto é essencial, inclusive a do carpete em placas, afinal, ela é extremamente importante para a estética e decoração de qualquer ambiente.
Para que a cor seja aplicada de forma correta, garantindo maior durabilidade e firmeza, o método a ser usado para o tingimento varia de acordo com a forma do carpete e se é composto por fibras naturais ou sintéticas. Isso acontece pois cada produto tem um desempenho diferente durante o processo.

coloracao-de-carpetes-em-placa

Métodos Pré-tingimento:

Este método consiste em obter a cor desejada para a fibra através de um banho de corante.

1. Tingimento em fibras

Tingimento feito através da introdução de pigmentos no polímero das fibras. A solução utilizada no processo tem ótima resistência e solidez na cor.
Para carpete em placas de fios de Nylon, alguns possuem sua coloração feita desta forma, enquanto fios de olefinas (Polipropileno e polietileno) são sempre feitos por este método. No caso de uso do carpete ao ar livre, o tingimento é finalizado e estabilizado com inibidores ultravioleta.

2. Tingimento em tecido

Aplicação da cor por grampeamento nas fibras antes mesmo de sua conversão em fios. Este método é, talvez, o mais antigo, mas ainda é utilizado para a coloração de fibras de nylon, lã e poliéster. Considerado pelos designers um estilo e processo valioso de coloração de carpetes.

A fibra é colocada em uma espécie de chaleira que contém um tipo de tintura preparada para a coloração. O processo de tingimento é contínuo, até que o corante tenha sido completamente transferido para a fibra através do banho de exaustão. Após a coloração, a chaleira é drenada, as fibras são lavadas e centrifugadas.

3. Tingimento em fios

Dentro desta técnica, existem diversos processos que podem ser usados para a aplicação das cores nos fios.
Tingimento Skein – Consiste em enrolar o fio como se fossem novelos de tricô e, então, tingi-los desta forma. Para este tipo de processo, apenas os fios de olefin não podem ser tingidos, pois precisam ter boa resistência para poder ser enrolados. Além disso, é apenas indicado para tingimento em pouco volume e traz uma cor sólida para os fios com tufos de estilo gráfico.

Espaço de Tingimento – Aplicado principalmente em nylon BCF, este processo produz segmentos de cores diferentes no decorrer dos fios como, por exemplo, segmentado como malha-de-tricô, multicolor ou dobra-folha.

Métodos Pós-tingimento:

Métodos de coloração após a construção do carpete.

1. Tingimento contínuo

O tingimento contínuo é um dos processos mais econômicos para coloração de carpetes e pode ser usado para obter cores sólidas, multicolor e com variações nos fios. Para este tipo de coloração, utiliza-se um corante aplicador que distribui a tinta de forma uniforme através da largura total do carpete.
No caso de cores sólidas, apenas um aplicador é usado. Para multicolor, usa-se diversos aplicadores.

2. Tingimento Beck

Neste processo, o carpete é movido para fora de uma banheira por um carretel motorizado. Enquanto movido, ele recebe a tintura de forma uniforme.
Este tipo de tingimento é usado para cores sólidas e tom-sobre-tom.

3. Impressão

Para este tipo de tingimento, utiliza-se maquinas de impressão têxtil alargada, o que proporciona uma boa variedade nas texturas dos carpetes.