Fios do carpete: muito mais do que conforto

As fibras que constituem o carpete em placas são muito mais importantes do que apenas pelo conforto.

É muito importante compreender a construção do carpete como um todo, seja ele carpete em manta ou carpete em placas, da base aos fios, a fim de garantir o melhor desempenho e qualidade do produto para o local aplicado. E, um dos segmentos que poucos conhecem é a produção de fios para carpetes, que é um dos produtos mais apreciados pelos decoradores e arquitetos hoje em dia, graças ao seu desenvolvimento de alta qualidade e durabilidade.

Os fios que compõem aquele aconchegante carpete normalmente são feitos de fibras de nylon, lã, poliéster, algodão ou polipropileno. E claro, cada tipo de fibra é oferece suas vantagens e desvantagens quanto à funcionalidade para cada tipo de lugar aplicado.

Essa pequena parte do carpete representa cerca de 85% do custo total de sua produção, independente se o carpete é em manta ou carpete em placas. Além disso, a escolha da fibra também afetará no desempenho final do produto para cada tipo de aplicação.

carpete-muito-mais-conforto

• Fibras Naturais
No caso das fibras naturais, como por exemplo, lã e algodão, são comumente usados para a produção do carpete residencial. A verdade é que a lã não chega nem a 1% do total de fibras presentes nos carpetes, mas continua sendo um dos elementos que mais encarecem o produto, principalmente pelo fato de ser muito pouco produzida no mundo inteiro. Em contrapartida, a lã oferece uma maciez e conforto que o algodão deixa um pouco a desejar.

• Fibras Sintéticas
Diferente das fibras naturais que constituem os fios de um carpete residencial, as fibras sintéticas do carpete em placas são formadas por um processo de polímero fundido. Após os filamentos serem emersos, eles passam por processos de resfriamentos para aumentar a resistência, desenho – diversidade de modelos e formas e textura – garante alta qualidade de cor e maciez, para adicionar a ele maior conforto, forma e resistência. Dentre as mais conhecidas, encontra-se o poliéster, poliamida e polipropileno, no qual o ultimo refere-se a uma das fibras mais utilizadas para a produção dos fios para carpete em placas para escritório ou ambientes corporativos, na qual oferece incrível resistência e conforto.