Conheça o acolchoamento, método mais utilizado para a construção de carpetes.

O acolchoamento, também conhecido como Tufting, é o método utilizado para a fabricação de mais de 90% dos carpetes no mundo inteiro. Os equipamentos utilizados no processo parecem com enormes máquinas de costura, com centenas de agulhas que “empurram” fileiras de fios através de uma manta previamente tecida, também conhecida como backing primário.

carpete-em-placa-acolchoamento

A partir daí, os fios são capturados e sustentados por um gancho enquanto a agulha é retirada. Em seguida, durante um processo chamado latexado, um backing secundário é aplicado, com o intuito de ancorar e dar maior estabilidade e corpo ao carpete. Ao decorrer da fabricação, o material é constantemente inspecionado e, se for preciso, remendado.

O sistema de Tufting foi implementado pela primeira vez nos Estados Unidos, no início do século XX, e gerou um aumento enorme na velocidade de produção, sem perder a qualidade que os teares manuais ofereciam. Assim, a indústria de tapetes e carpetes foi completamente revolucionada e prosperou nas décadas seguintes.

Mas as inovações no acolchoamento não pararam por aí. A cada dia que passa, esses aparelhos ficam mais e mais modernos, o que proporciona crescente sofisticação na produção, bem como uma variedade enorme de padrões, construções e estilos de carpete.

Atualmente, o processo é altamente mecanizado e pode até ser gerenciado por computadores, o que permite que cada agulha seja controlada individualmente. Isso aumenta e muito a já considerável variedade de formatos e padrões gráficos que o processo de acolchoamento oferece.

O acolchoamento foi responsável por um enorme crescimento na produção de carpetes. Rápido, prático e muito eficiente, esse sistema continua evoluindo e ainda deve ser utilizado no mundo inteiro por um bom período de tempo.