5 dicas para reformar o seu escritório sem dor de cabeça

Reforma. Basta falar a palavra e muita gente se arrepia só de pensar na quebradeira, furação, sujeira, barulho, confusão, atrasos e muito, mas muito dinheiro gasto que a acompanham. É verdade que, na maioria das vezes, o resultado final faz tudo isso valer a pena, afinal, não existe nada melhor do que ver o seu escritório ou casa do jeitinho que você imaginou. Mas quem disse que você precisa passar por tudo isso?

Na verdade, as pessoas têm tanto receio em começar uma reforma que nem pensam em planejá-la com antecedência e organização para minimizar eventuais dores de cabeça e tornar o processo muito mais suave. Por isso, a Unifloor vai te dar 5 dicas extremamente valiosas para realizar uma reforma sem nenhum tipo de sofrimento. Confira:

reformar-escritorios

1 – Organize um cronograma

Essa é a mais importante dica que alguém pode te dar na hora de reformar sua casa ou espaço corporativo. Antes de qualquer coisa, monte um cronograma. Converse com todos os envolvidos, estabeleça prazos e crie planos de contingência para eventuais desvios de curso. Pense na ordem em que as etapas ocorrerão: primeiro, a demolição; depois, a parte elétrica, agora, entra a iluminação… Tudo depende do tipo de reforma a ser realizado. Assim, você já sabe quais passos dar e não será pego desprevenido em momento algum. E não esqueça de pensar na época do ano em que a obra será realizada. Perto de dezembro, por exemplo, muitas fornecedoras já estão de férias, o que pode atrasar todo o cronograma. Já para obras externas, o melhor é evitar épocas de chuva.

 

2 – Controle de gastos

Às vezes, reformas exigem uma quantidade considerável de materiais e equipamentos diferentes. Por isso, fica difícil de lembrar o que você já comprou, o que está faltando, quanto você gastou com tal coisa, o que ainda não foi pago… Isso pode atrasar a obra e atrapalhar todo o seu cronograma. Portanto, faça uma lista detalhada de todos os materiais e serviços necessários e não esqueça de colocar o preço de cada item. Assim, você controla todas as despesas e se mantém a par dos gastos. E lembre-se: um bom orçamento pode ser um aliado importantíssimo na hora de economizar.

 

3 – Fornecedores em horários diferentes

Uma das formas de manter a organização da reforma é colocar seus fornecedores para trabalhar em horários diferentes. Assim, fica muito mais fácil de manter o controle de qualidade e monitorar as atividades realizadas. E para os fornecedores, é muito melhor que tenham um horário reservado para trabalhar. Isso traz muito mais tranquilidade e espaço para que desempenhem suas funções da melhor maneira possível.

 

4 – Obra limpa é obra segura

Do começo ao fim da reforma, exija sempre limpeza! Por isso, é indicado começar os trabalhos com serviços que produzam mais sujeira, como alvenaria ou colocação de gesso. Obra limpa é obra segura, afinal, você pode não utilizar o ambiente no decorrer do projeto, mas ele é o local de trabalho dos seus contratados. Limpeza significa organização e é disso que qualquer obra precisa para correr bem. E no final, quanto mais limpo o cômodo, mais rápido ele poderá ser utilizado.

 

5 – Antes da obra, pesquise ao máximo

Quais são os melhores materiais, por quais reparos devo começar, quais fornecedores são de confiança, devo usar uma organizer no fim da obra? Durante a reforma, inúmeras dúvidas podem surgir. Para evitá-las e tomar decisões com muito mais segurança, a Unifloor tem uma recomendação super importante: pesquise! Acesse a internet, compre revistas especializadas e procure saber tudo sobre reformas, indicações de fornecedores de confiança, produtos que oferecem melhor custo-benefício etc. Assim, você tem a certeza de que a sua obra está no caminho certo.

 

É claro que com uma reforma alguns transtornos são inevitáveis, mas, seguindo essas dicas, você vai conseguir suavizar muitos dos problemas. Tenha um pouco de paciência e muita, mas muita organização. Dá trabalho, mas ver o seu ambiente corporativo ou residencial do jeito que você esperava fará tudo isso valer a pena!