Organização de espaços: 5 dicas para melhorar o seu escritório

Não importa muito se o escritório é enorme ou pequeno. Muito mais importante é a maneira com que você o planeja. Com os móveis errados, um ambiente corporativo de centenas e mais centenas de m² pode ficar bem apertado. Em contrapartida, um escritório menor, mas bem planejado, pode ser espaços, bem iluminado e muito mais confortável. Por isso, a Unifloor vai te dar 5 dicas importantíssimas para organizar o seu espaço e torná-lo mais agradável para os seus colaboradores.

maxxime-1
1 – Paredes e piso primeiro
Esses são os primeiros passos de qualquer reforma, reestruturação ou organização de qualquer ambiente. Uma vez definidas as cores e revestimentos, fica mais fácil de escolher móveis que combinem. E lembre-se: os tons que você escolher fazem parte da identidade visual da empresa. Portanto, pense neles com carinho!

2 – Conheça o escritório com a palma da mão
Antes de sair enchendo o ambiente com móveis, é importantíssimo conhecer o espaço por completo. Qual é a metragem, quais são os melhores lugares para cada peça, o que atrapalharia a funcionalidade, por onde passará o fluxo de pessoas… Tudo isso precisa ser levado em conta antes de mobiliar qualquer escritório.

3 – Na hora de mobiliar, pense em cada detalhe
Móveis corporativos precisam ser confortáveis, ergonômicos e funcionais. Não podem tomar muito espaço no seu ambiente e precisam compor uma decoração agradável. Peças muito grandes, por exemplo, podem sufocar até o maior dos escritórios. Além disso, é sempre importante pensar na questão estética, afinal, o ambiente precisa ser atrativo para seus colaboradores e clientes em eventuais visitas. Outro ponto importante é a privacidade dos colaboradores, opte por colocar as mesas viradas uma para a outra, assim os monitores de cada um não fica ao alcance dos olhos de todos. Resumindo: planeje-se e escolha tudo com muito afinco.

4 – Considere os espaços de armazenamento
Tudo bem, acomodar seus colaboradores é a prioridade. Mas é essencial pensar com cuidado nos espaços de armazenamento do seu escritório. Parece algo básico, mas muita gente não pensa nisso e acaba ficando sem lugar para guardar materiais, pastas, livros, produtos de limpeza e coisas do tipo. Por isso, pense sempre em armários, prateleiras e gaveteiros que suportem as suas necessidades de armazenamento.

5 – Planeje a iluminação do escritório
A iluminação é importantíssima para criar um ambiente confortável e que contribua para a produtividade geral. Para a luz natural, verifique se nenhum móvel está bloqueando a janela, afinal, um ambiente ensolarado é bonito e também pode poupar um bom dinheiro com a conta de luz. Mas cuidado para não expor ninguém a um sol excessivo. Quanto à iluminação artificial, certifique-se de que ela seja suficiente, sem incomodar os olhos de ninguém. E lembre-se: o melhor ângulo para aproveitar ao máximo a iluminação natural, e não atrapalhar a visão dos colaboradores em nenhum momento do dia, é o lateral. Nunca coloque uma mesa de frente para a janela.
Seguindo esses passos, fica muito mais fácil criar um ambiente corporativo agradável, independente do tamanho ou do seu orçamento. E já que o primeiro passo é cuidar das paredes e do piso, nada melhor do que começar dando uma olhada em carpetes.