Carpetes x pisos de vinílico: conheça todas as diferenças entre os dois

Carpetes ou pisos de vinílico? A dúvida é muito comum na hora de decorar escritórios e ambientes corporativos

carpetes-piso-vinilicos
Muitas vezes, a decisão é feita com base nos aspectos estéticos e, nesse sentido, os dois materiais oferecem um resultado realmente bonitos e podem combinar com uma infinidade de estilos de decoração. Mas para fazer a melhor escolha, é essencial pensar além da beleza e considerar características como facilidade de instalação, conforto, praticidade e funcionalidade. E para que você tire essa dúvida de uma vez por todas, a Unifloor vai mostrar para você as características dos carpetes em placas e dos pisos vinílicos, bem como suas diferenças.

Carpete

Os carpetes são a escolha de muitos arquitetos e decoradores quando se trata de ambientes corporativos. Embora encontrados em diferentes materiais, ultimamente dois tipos de carpete têm se destacado: o carpete em placas e os carpetes de polipropileno. Tais características tornam o material extremamente versátil para compor inúmeros estilos de decoração aliada de um ótimo custo-benefício.

Uma das grandes vantagens dos carpetes é que são excelentes isolantes térmicos e acústicos. Absorvem muito bem barulhos e impedem que ruídos se propaguem pelo escritório. Outro ponto importante é a segurança e o conforto dos colaboradores. O atrito que o carpete cria com os sapatos faz com que seja quase impossível que alguém caia ou escorregue. E mesmo que uma queda aconteça, é um revestimento que servirá como amortecedor.

Em ambientes com grande circulação de pessoas, esses aspectos são essenciais. Falando em segurança e saúde, vale reforçar que, ao contrário do que muitos pensam, os carpetes não causam alergias! Na verdade, ele absorve partículas de pó e funcionam como um verdadeiro filtro de ar. Para garantir tal benefício, basta aspirá-los, em média, de 1 a 2 vezes por semana.

Por último, um grande benefício do carpete é a sua durabilidade. Ele não risca, não quebra e só precisa de uma lavagem profissional de tempos e tempos (anualmente ou de seis em seis meses, dependendo do tráfego). E se, por um acaso, alguma parte sofrer danos ou manchas, os carpetes em placas são fáceis de serem manuseados e basta trocar a peça danificada por uma nova.

Pisos de vinílico

Esse material também é muito procurado por arquitetos e decoradores. Sua instalação é rápida, porém, ele não pode ser instalado em qualquer lugar, pois não adere a certos materiais e “fotografa” superfícies irregulares.
Por isso, correções de contra piso são necessárias na maioria das ocasiões. A limpeza é simples: basta varrê-lo e passar um pano umedecido, já que não retém poeira. Um dos pontos negativos é a relativa fragilidade do material. Móveis mais pontiagudos ou a queda de objetos, por exemplo, podem riscar e danificar o piso.

Agora que você já conhece as principais características de cada material, fica mais fácil escolher qual será o revestimento do piso da sua empresa. E se quiser saber mais sobre carpetes, aqui vai uma dica: o site da Unifloor conta com produtos de alta qualidade. Vale a pena conferir!