Tipos de revestimento

Veja as vantagens e desvantagens dos diversos tipos de revestimento

tipos-de-piso

Quando a intenção é criar um ambiente confortável e agradável para todos os colaboradores, deve-se pensar sempre em todos os detalhes que compõem o espaço, desde os móveis até os pisos e cores. No caso dos pisos, é essencial fazer a melhor escolha para que o escritório tenha a funcionalidade necessária e seja aconchegante para todos que o frequentam.

Durante um bom tempo, o revestimento mais utilizado em espaços corporativos e escritórios era a madeira, mas isso mudou! Atualmente, existe uma diversidade enorme de pisos, que permite que o arquiteto faça a escolha ideal do tipo de revestimento que deve ser usado, de acordo com o ambiente em que será aplicado. Não apenas a estética é importante, mas há vários outros requisitos essenciais no momento da escolha como, por exemplo:

• Durabilidade
• Facilidade de limpeza e manutenção
• Custo benefício
• Conforto
• Segurança

A diversidade dos tipos de revestimento é imensa, mas podem ser divididos em 4 categoriais:

1. Piso frio

Os pisos frios mais comuns são porcelanato e cerâmica. Para espaços corporativos, estes tipos de revestimento já não estão mais tão em alta como antigamente, mas ainda assim, são escolhidos pela sua resistência a água e por serem antiderrapantes.

Provavelmente, as maiores desvantagens do piso frio são sua fragilidade e o barulho causado quando se caminha sobre ele. Mas, ao mesmo tempo, oferece uma grande variedade de modelos, cores e texturas.

2. Piso Vinílico

O piso vinílico é usada principalmente pela sua diversidade de personificação, agradando a inúmeros tipos de decoração e ambientes. Em termos mais estéticos, este tipo de piso traz um aspecto mais rústico e moderno para o ambiente corporativo.

Este revestimento também oferece conforto térmico, porém exige muito mais mão de obra para manutenção e limpeza. Entre muitas outras características, o revestimento vinílico tem boa durabilidade e não retém a poeira, permitindo, portanto, que a poeira caminhe por todo o ambiente.

3. Carpete

O carpete foi esquecido por um tempo pelos arquitetos, mas hoje é muito procurado para pisos de ambientes comerciais e escritórios. Um dos principais motivos da popularidade do material é seu incrível conforto acústico e térmico.

Carpetes possuem uma grande variedade de materiais, formatos e cores. Podem ser de nylon, lã, poliéster, coloridos, neutros, em manta ou diversas placas. Além disso, não causa alergia, como muitos pensam. Na verdade, ele evita que a poeira se propague pelo ambiente, garantindo melhor qualidade no ar interno.

O carpete oferece inúmeras vantagens, como, por exemplo, sua alta durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção, isolamento acústico, conforto térmico e segurança. Para ambientes corporativos, o silêncio é sinônimo de produtividade, então o carpete, por não permitir que ruídos se propagem, é uma boa opção. E, no caso do carpete em placas, sua limpeza, manutenção e substituição são mais fáceis, pois não há necessidade de trocar toda a peça.

4. Piso de Madeira

Um dos materiais mais nobres e aconchegantes é também um dos materiais mais caros e de difícil manutenção. Revestimento de madeira exige muito mais cuidado e faz mais barulho quando se caminha sobre ele. Não é um piso muito adequado para ambientes corporativos, principalmente pelo barulho que pode atrapalhar a produtividade dos colaboradores.

Exemplos deste tipo de revestimento são o Bambu, taco, assoalho e cortiça. Cada um deles tem suas vantagens estéticas e são aconchegantes ao oferecer conforto térmico, porém, não há isolamento acústico, sua manutenção é cara e o custo-benefício, não tão vantajoso.