Conheça a evolução dos revestimentos de piso ao longo da história

2 de março de 2017
tipos-de-pisos

Hoje em dia, temos inúmeros revestimentos de piso para escolher. A variedade de materiais, cores, padrões e texturas é enorme e cada uma conta com características únicas. Assim, seja em ambientes residenciais ou corporativos, você pode escolher o que melhor se encaixa à sua decoração. Mas quando e como surgiram tantas opções assim? A história de cada uma é diferente e muito interessante! Por isso, a Unifloor vai te contar a origem de 4 revestimentos de piso muito populares: carpetes, madeira, cerâmica e cortiça.

tipos-de-pisos

Carpetes e tapetes

O tapete mais antigo que conhecemos foi encontrado na Sibéria, com 2.500 anos de fabricação! Desde os tempos antigos, tribos nômades trançavam a lã de cabras e carneiros e confeccionavam o material como abrigo, por causa do clima severo de algumas regiões. O famoso navegador Marco Polo conheceu o produto durante uma de suas viagens e o trouxe para o Ocidente. A partir daí, os tapetes e carpetes ganharam cada vez mais popularidade. Antes, eram fabricados através de teares manuais, até que Jacquard criou um sistema de teares mecânicos para substituir o antigo método. Esse equipamento foi amplamente utilizado até a década de 50, quando o processo tornou-se industrializado, através do sistema de Tufting, em vigor até hoje. Atualmente, carpetes e tapetes são peças fundamentais na decoração e desempenham funções importantíssimas, como a diminuição do impacto e absorção de sons.

Madeira

É muito difícil determinar o período exato em que o homem começou a utilizar a madeira, mas as primeiras ocorrências de que temos conhecimento aconteceram ainda na Pré-história. Desde então, o material se tornou um dos mais utilizados na arquitetura, principalmente em lugares onde existiam muitas florestas e bosques. Versátil e abundante (por enquanto), a madeira era utilizada para construir tudo, desde vigas e estruturas até paredes, tetos e pisos. Os vikings da Noruega, por exemplo, utilizavam a madeira para construir seus barcos e casas inteiras, já que ela é um isolante térmico. Hoje, os revestimentos de piso feitos com madeira são populares no mundo inteiro, com uma variedade considerável de cores e padrões que combinam com muitos estilos diferentes de decoração.

Cerâmica

A cerâmica é um material milenar que data do Período Neolítico, em 25 mil AC! Seu nome vem da palavra grega “kéramos”, que significa terra queimada ou argila queimada. Em escavações arqueológicas, o material foi encontrado em muitas partes do mundo, como República Tcheca, Japão e Brasil. Antes matéria-prima para vasos e recipientes do tipo, começou a ser utilizada como revestimento pelos árabes. A palavra azulejo vem do termo “azuleicha”, que significa pedra polida. Foi difundida na Península Ibérica e de lá, para toda a Europa. Em Portugal, a cerâmica possui enorme importância cultural, afinal, quem nunca ouviu falar dos famosos azulejos portugueses? Essa tradição foi passada para nós brasileiros. Por aqui, os pisos e revestimentos de cerâmica são amplamente utilizados, principalmente em áreas como cozinhas e banheiros.

Cortiça

A cortiça também é um material muito antigo. Sabe-se que egípcios, gregos e romanos já a utilizavam para inúmeras funções, como embarcações, redes de pesca e outros utensílios domésticos. Em 1680, começou a ser utilizada para a fabricação de rolhas, que atualmente representam 70% do uso industrial. Material extremamente versátil, é produzida a partir da casca do sobreiro e passa por diversas etapas até a sua aplicação final. A cortiça tem como características isolamento térmico e acústico, elasticidade, alta absorção de choques e resistência ao fogo, água e apodrecimento. Tudo isso faz com que ela seja muito procurada para revestimentos de piso, tanto para ambientes residenciais quanto corporativos.

Conhecer a história de cada material é sempre muito interessante, bem como suas características próprias. O mais legal não é discutir qual deles é melhor, mas sim a variedade de cores, texturas, designs, padrões e aplicabilidades. Com tantas opções assim, é certo que você vai encontrar o revestimento de piso ideal para o seu ambiente.

5-dicas-unifloor

5 Dicas de Conservação e Manutenção dos carpetes em placa de sua empresa.

Saiba como cuidar do carpete em placas utilizado em ambientes corporativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Fale Conosco

Descubra como podemos transformar seu espaço!

Nome(obrigatório)
Fale com um consultor técnico!