Criar uma rotina de manutenção é um processo que envolve não só as empresas especializadas em lavagens por extração ou a seco, mas principalmente os cuidados dos usuário e pessoas que frequentam o ambiente.
Para ensinar o passo a passo dos melhores métodos de limpeza e conservação, a Unifloor desenvolveu este guia para ensiná-lo as técnicas e dicas para manter seu carpete limpo e livre de manchas.
Manutenção diária dos carpetes, por onde começar?
É importante ressaltar que a limpeza diária de carpete deve ser feita em caráter preventivo, embora também existem limpezas para restaurar seu carpete, como por exemplo a lavagem por extração que vamos falar mais adiante.
Limpeza Preventiva
Aspirar o seu carpete diariamente ajuda a adiar a necessidade da lavagem por extração. Este tipo de limpeza é simples de ser executado, mas isso depende que você utilize o equipamento adequado.
Confira o passo a passo para a remoção de manchas
- Aplique um pano seco para absorver o excesso do líquido (cafés/sucos), sempre de fora para dentro. Repita o processo até que a absorção seja mínima;
- Aplique detergente neutro e, com uma escova, esfregue a região afetada com movimento de ida e volta. Em seguida, borrife água;
- Feito isso, a área borrifada com água deverá ser seca com um pano.
Lavagem por extração
É recomendável realizar a lavagem por extração, no mínimo, uma vez por ano. Mas locais onde o fluxo de pessoas é grande, recomenda-se realizar a lavagem duas vezes por ano.
A lavagem por extração consiste na mais eficiente e profunda limpeza para carpetes. Os equipamentos utilizados foram desenvolvidos com um reservatório onde é adicionado água limpa com um detergente profissional específico, de baixa espumação.
O equipamento, através de uma bomba pressurizadora, lança o detergente sobre o carpete, esfrega as fibras e suga as impurezas presas delas, deixando o carpete praticamente seco e, o mais importante, profundamente limpo.
Você já ouviu falar da importância do Círculo de Sinner na limpeza?
O círculo de Sinner é uma fórmula simples, que exemplifica o modelo que qualquer ação de limpeza deve seguir. Ele é representado por um conjunto de fatores que podem ser combinados de maneira diferente, de acordo com a limpeza a ser realizada, a sujidade existente, a superfície a ser limpa e os equipamentos disponíveis.
Para efetuar uma higienização de qualidade, sem provocar qualquer dano à superfície tratada e ao meio ambiente, o Círculo de Sinner leva em consideração as quatro variáveis abaixo para realizar uma limpeza de qualidade no seu carpete:
- Temperatura: tem relação direta com a eficiência do produto utilizado, além de facilitar a limpeza quando há partículas gordurosas.
- Ação química: corresponde a um conjunto de produtos químicos específicos que pode ser utilizado para cada tipo de ação e conservação.
- Tempo: todos os produtos químicos requerem um tempo mínimo para ação.
- Ação mecânica: trata-se da eliminação da sujeira de modo manual, como exemplo que colocamos acima, na remoção de manchas. Ou ação mecânica, que pode ser feita com o auxílio de uma máquina específica que extrai as sujeiras e penteia as fibras do carpete (lavagem por extração).



