Carpete em placas e suas propriedades estáticas

23 de janeiro de 2017
carpete-em-placas-e-suas-propriedades

Saiba qual o método para avaliar a propensão estática do carpete e suas especificações.

É sempre bom lembrar-se da importância da segurança em ambiente corporativo, bem como garantir conforto e tranquilidade a todos os colaboradores. No momento do planejamento de uma construção e/ou decoração de um prédio comercial, até mesmo os pequenos detalhes fazem diferença e a escolha dos produtos deve ser feita com cuidado para evitar problemas futuros.

carpete-em-placas-e-suas-propriedades

Desde a estrutura do ambiente até o piso a ser utilizado: tudo faz diferença no resultado final, seja no conforto, modernidade, estética e segurança. No caso dos pisos, o uso de carpetes é muito comum e requisitado, principalmente pelo conforto térmico, acústico e facilidade de limpeza e manutenção. Mas não é apenas o que deve ser levado em conta. Para que utilize o produto ideal para escritórios, lembre-se de averiguar dados como a reação ao fogo, certificações de sustentabilidade e as especificações estáticas.

O AATCC 134-1996 é um método de teste para averiguar a propensão estática que os carpetes podem desenvolver quando uma pessoa caminha por cima deles. Este processo consiste em uma simulação das condições em que o material será designado dentro de um laboratório específico com o objetivo de respeitar as condições que podem contribuir com o acumulo excessivo de cargas estáticas.

Por causa de suas propriedades específicas, ambientes corporativos e comerciais geram maiores preocupações com a propensão eletrostática:

1. Limite e sensibilidade humana de descarga estática
2. Sensibilidade eletrônica

A geração estática depende muito das condições de umidade, ou seja, todos os testes AATCC 134 são realizados em câmaras altamente controladas. Dentre outras normas do teste, nenhum carpete deve exceder a 3.5 kilovolt – nível aceitável para áreas comerciais. Porém o limite máximo aceito é de 2.0kV. Além disso, foi desenvolvido outro teste para medir a dissipação das cargas estáticas – ESD-S7.1, na qual também pode ser incluido a especificação da taxa de decaimento estático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Fale Conosco

Descubra como podemos transformar seu espaço!

Nome(obrigatório)
Fale com um consultor técnico!