Conheça os 6 estágios da lavagem e manutenção de carpetes

2 de maio de 2017
Produtos de limpeza

Para prolongar ainda mais a vida útil do seu carpete em placas, a lavagem periódica é recomendada, mas não se preocupe, o processo é simples

manutencao-dos-carpetes-placa

Quando se pensa na manutenção de carpetes para escritório e a sugestão de lavagem vem à tona, é comum se questionar: será que a lavagem do carpete demora? Será muito trabalhosa? Assim sendo, para começar o artigo, nada melhor do que responder a essa pergunta de cara: não. Lavagens de carpete feitas por empresa especializadas não demoram, não dão trabalho e, com um pouco de planejamento, não vão alterar a rotina do seu escritório. Além disso, elas não precisam ser muito frequentes. Especialistas recomendam que higienizações mais profundas sejam realizadas cerca de uma vez por ano. Isso aumenta a vida útil do carpete e mantém o seu ambiente muito mais limpo.

Em São Paulo, o processo de lavagem de carpetes corporativos costuma ser realizado por empresas especializadas. O método mais comum e eficaz é a lavagem por extração. Ela também é conhecida como lavagem a seco, mas na verdade, é semi-seca, pois utiliza líquidos para remover sujeira do carpete. A máquina responsável se chama extratora. De forma programada, ela insere gotículas de água entre as fibras e, logo depois, remove-as. Esse processo deixa o tecido levemente úmido, mas não se preocupe: a secagem demora poucas horas e não exige um sistema de aquecimento.

Para entender como esse processo realmente funciona, basta conhecer seus 6 estágios:

1 – A primeira coisa a ser feita é uma verificação profunda no tecido a ser higienizado. Essa fase é conhecida como análise nível 1.
2 – Em seguida, a primeira aspiração é realizada. Ela serve para remover partículas maiores, que ficam soltas entre as fibras do carpete, como areia, restos de comida, poeira, entre outras.
3 – Agora, é a hora da análise nível 2, que identifica manchas, bolores, mofo, gorduras, odores e outros fatores que exigem mais cuidado no momento da limpeza.
4 – Após entender quais são as áreas mais complicadas e analisar o estado geral do carpete, começa o processo de lavagem por extração. Nele, é utilizado um detergente potente, que possui propriedades bactericidas e acaricidas. É um produto antialérgico e regulamentado pela ANVISA.
5 – Depois que o produto penetra nas fibras, a máquina extratora realiza a sucção, responsável pela lavagem profunda do tecido.
6 – Por último, chega o momento da análise nível 3, inspeção final para confirmar se a limpeza do carpete cumpriu a sua missão.
Geralmente, a higienização profunda do carpete em placas é realizada em finais de semana. Assim, o processo não altera a programação do ambiente de trabalho que, com algumas horinhas para secar, estará pronto para receber os colaboradores na segunda-feira. Agora, você já sabe que a lavagem por extração não demora, pode ser feita em média uma vez ao ano e é realizada por uma empresa especializada em manutenção de carpetes. Assim, sua companhia não perde dias de trabalho e o carpete do escritório dura por muito mais tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

Fale Conosco

Descubra como podemos transformar seu espaço!

Nome(obrigatório)
Fale com um consultor técnico!