As impurezas deixadas pelas solas dos sapatos sujam o carpete assim como qualquer outro tipo de piso. Para prolongar a durabilidade e manter a beleza do mesmo, é necessário manutenções semanais de 2 a 3 aspirações e uma limpeza profunda feita por profissionais de 6 em 6 meses .
Com o avanço da tecnologia, as fibras que constroem o carpete são 100% sintéticas e impossibilitam o surgimento e proliferação de microrganismos que podem desencadear em reações alérgicas. Além disso, estudos feitos pelo AirmidHealthgroup, apresentados na conferência anual do American Academy of Asthma, Allergy, and Immunology (AAAAI) e do American College of Allergy, Asthma and Immunology (ACAAI) mostram que o carpete, quando limpo adequadamente, tem a capacidade de aprisionar poeira e partículas alérgenas retendo os microorganismos no mesmo e só serão removidos no momento da aspiração ou limpeza de extração especializada. Portanto, ambientes com carpete têm o ar mais limpo.
O material do carpete favorece maior atrito e assim maior aderência nas solas dos pés quando comparado a outros tipos de piso. Isso previne deslizes e quedas em pisos molhados. Mesmo que ocorra a queda, a superfície macia ameniza o impacto.